A segunda reunião da Câmara Técnica do Comitê de Bacia dos Afluentes do Rio Paranaíba no Distrito Federal, realizada nesta quinta-feira (1), aprovou, por unanimidade, seu plano de trabalho para a vigência em 2024. O coordenador dos trabalhos, Mauro Felizatto, conduziu a reunião, em que fez a leitura da síntese da 1ª Reunião da Câmara Técnica, além da condução da apreciação das minutas de deliberação dos Grupos de Trabalho de Pagamentos por Serviços Ecossistêmicos (GTPSE) e do Ribeirão Sobradinho. Ambos os GTs tiveram vigência na última gestão do CBH Paranaíba-DF, o GTPSE anteriormente era denominado GT PSA.
A proposta da Câmara Técnica é fazer um levantamento dos grupos de trabalho do que foi trabalhado anteriormente para traças estratégias de como trabalhará com a apreciação e considerações a respeito das atividades desses GT para posterior retorno dessas minutas à Plenária do comitê.
GTEA e GT Melchior
No decorrer da reunião foram feitos informes sobre a situação dos trabalhos dos dois grupos de trabalho em andamento atualmente no CBH Paranaíba-DF: Educação Ambiental e Melchior.
O coordenador do GTEA, professor Demétrios Cristofidis, apresentou algumas propostas de trabalho para o grupo, buscando focar na qualificação e diagnóstico de ações em curso em algumas comunidades na bacia. O coordenador do CT, Mauro Felizatto, sugeriu que seja elaborado um plano de trabalho, com foco em ações práticas e parcerias com instituições que já atuam em algumas áreas da bacia, além de um cronograma das atividades propostas.
Dentre os desdobramentos do GT Melchior, um deles foi o encaminhamento à Câmara Técnica solicitação de recurso para a contratação de um termo de referência para a execução do plano de trabalho do GT. Com a apreciação da CT, a solicitação agora seguirá à plenária do CBH Paranaíba-DF.
Encaminhamentos da CT:
- Convidar o coordenador do GTPSE, Lauro dos Santos Corrêa, membro da Associação dos Produtores Rurais da Reserva "A", para fazer um resgate histórico dos trabalhos do grupo;
- Solicitar ao IBRAM o diagnóstico sobre o Ribeirão Sobradinho, financiado com recursos da compensação ambiental;
- Encaminhar à Plenária do CBH Paranaíba-DF convite ao Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rio Piracicaba, Capivari e Jundiaí sobre as atividades realizadas, pelo comitê, na área de educação ambiental;
- Pedido ao CBH Paranaíba (Federal) para apresentação do seu plano integrado e enquadramento dos corpos de água integrado;
- Pedido de apresentação de informações à Caesb e Novacap sobre o monitoramento dos sistemas de água pluvial e de esgoto;
- Acompanhamento do Plano de Recursos Hídricos do Paranaíba para traçar estratégias para sua execução;
- Elaboração de um termo de referência solicitando ao CBH Paranaíba Federal recursos para a elaboração do Plano de Trabalho do GT Melchior.
As próximas reuniões do CT foram marcadas para os dias 18 de abril e 22 de outubro.