O CBH Paranaíba-DF participou na manhã desta quinta-feira (8) do plantio de 500 mudas de árvores para o projeto Produtor de Água do Pipiripau.
Com coordenação da Adasa e participação do Ibram, Emater e Caesb, a iniciativa reforça a atividade de restauração florestal da Bacia do Ribeirão Pipiripau, contribuindo para melhorar a infiltração de água e a qualidade ambiental. Ao todo, cerca de 14 instituições apoiam o projeto atualmente.
Implementado em 2011, o projeto orienta, incentiva e apoia os produtores rurais na promoção da sustentabilidade hídrica da bacia. Os agricultores que participam do projeto cedem parte de suas propriedades para garantir a proteção de córregos, nascentes e matas ciliares. Em troca, uma compensação financeira pela perda da produção, além de vários benefícios, entre os quais podem ser citados a adequação ambiental de estradas rurais, a implantação de práticas conservacionistas e o plantio de árvores, que garantem a infiltração da água no solo e o controle da erosão e, assim, combatem o assoreamento dos corpos d’água.
O rio Pipiripau é um rio federal, pois sua nascente fica dentro do estado de Goiás. Na região, o instrumento da cobrança já foi implementado e esse recurso tem viabilizado algumas melhorias, como a construção de tanques lonados, para armazenamento de água para a atividade agrícola e a obra do canal Santos Dumont, que hoje ajuda no abastecimento da região norte e nordeste do DF. A presidente do CBH Paranaíba-DF, Alba Evangelista, que participou desde o início da implantação do projeto, lembrou que a iniciativa surgiu a partir de conflitos de uso entre abastecimento e produção agrícola. “O CBH, como ente do sistema de recursos hídricos que dialoga com a sociedade, trouxe para o comitê a representação do Santo Dumont, e dessa forma podemos acompanhar mais de perto a situação da vazão do rio ao longo do ano”, afirmou.
Alba destacou ainda que o CBH Paranaíba-DF acompanha as reuniões do marco regulatório do Pipiripau, que ocorrem anualmente.
Fonte complementar: “A Experiência do Projeto Produtor de Água na Bacia Hidrográfica no Ribeirão Pipiripau”