Loading...
Rio Maranhão

Notícias GTEA aprova plano de trabalho para 2024

O Grupo de Trabalho de Educação Ambiental do CBH Paranaíba-DF aprovou, nesta quarta-feira (13), seu plano de trabalho para 2024.

O coordenador do GTEA, professor Demetrios Christofidis, ressaltou a importância de ações que trabalhem a consciência de jovens e adultos acerca dos recursos naturais, focando em práticas ambientais sustentáveis e conscientes.

Ele apresentou um trabalho realizado em 2018, durante a V Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, que reuniu vários jovens de todas as regiões do país para oficinas, palestras e dinâmicas com o objetivo de capacitá-los para serem agentes multiplicadores de práticas sustentáveis.

A ideia do plano de trabalho apresentado aos membros foi buscar nas experiências exitosas exemplos que possam ser replicados nas regiões que compõe o CBH Paranaíba-DF.

Os membros presentes aprovaram, por unanimidade o Plano de Trabalho para 2024.

Palestra

A professora Regina Célia Melo contou um pouco da sua experiência como professora e escritora com alunos do Distrito Federal. Com vários livros publicados, ela possui um trabalho onde, de forma transversal, une a literatura a temas relevantes como sustentabilidade, meio ambiente, história e cultura.

Para ela, a literatura é capaz de ampliar os horizontes das crianças e jovens, a partir da apresentação de outros contextos e realidades, chamando-os também a uma a reflexão, a fim de produzirem transformações sociais.

Representante da Caesb no GTEA, Ercília Moreno, lembrou que a Companhia de Saneamento Ambiental do DF possui um trabalho de educação ambiental nas escolas e que seria interessante unir essa atividade a outras ações realizadas por órgãos como Ibram, Adasa, Seagri e o Comitê de Bacia, como forma de fortalecer ainda mais essas iniciativas.

Outro ponto lembrado durante a reunião, foi trazida pelo representante da Adasa, Márcio Passos, lembrando a importância de ações ambientais que também sejam inclusivas, como forma de viabilizar a participação dos estudantes com necessidades educacionais especiais. Sugestões foram trazidas também pelo representante do ICMBio, Maurício Laxe, para serem pensadas e implementadas no âmbito das escolas públicas do DF. Tais iniciativas serão discutidas no grupo posteriormente para avaliar a viabilidade das ações.

Aprovações

Além do Plano de Trabalho, o GTEA também aprovou a síntese da ata da primeira reunião do grupo. O plano agora segue para a Câmara Técnica para ser discutido e aprovado e, posteriormente, para a plenária do CBH Paranaíba-DF.

A próxima reunião do GTEA ficou agendada para o dia 25 de junho, terça-feira, às 14h.