No segundo dia do I Encontro Regional de Comitês de Bacias Hidrográficas do Centro-Oeste (Ercob Centro-Oeste), que aconteceu na sede da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em Brasília-DF, as discussões seguiram com foco em experiências bem-sucedidas na gestão hídrica, além de diálogos sobre a atuação dos comitês frente aos desafios críticos. Representantes de diversos estados da região compartilharam suas vivências e estratégias, promovendo uma troca de conhecimentos enriquecedora entre os comitês.
A programação teve início com o painel “Experiências exitosas de comitês de bacias hidrográficas", moderado pelo secretário-geral do CBH Paranaíba-DF, Carlo Renan Cáceres de Brites (Caesb). Entre as apresentações, Thiago Castro de Oliveira, do CBH Agora, destacou a criação do Comitê de Integração dos Afluentes Goianos do Rio Araguaia, enfatizando os desafios e conquistas deste processo. Já Eliel Alves Ferreira, do CBH Alto Teles Pires, apresentou o Projeto CBH Monitora, que aprimora o monitoramento hidrometeorológico dos rios da bacia, fortalecendo a gestão hídrica com dados precisos.
Para o secretário-geral, essas experiências exitosas mostram três diferentes momentos dos comitês de bacias: um momento de criação, de funcionamento e de implementação de todos os instrumentos da política de recursos hídricos, como a cobrança, implementada já há 10 anos mostrando os benefícios as perspectivas futuras.
Fonte: CBH Paranaíba