Loading...
Rio Maranhão

Notícias CBH Paranaíba-DF participa de debate sobre situação hídrica na serrinha do Paranoá

A situação hídrica da Serrinha do Paranoá foi o tema do Seminário Serrinha do Paranoá sensível à água: resiliência da comunidade e dos núcleos rurais frente à expansão urbana e à emergência Climática, que ocorreu no dia 11 de dezembro, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU-UnB).

Durante o seminário, a presidente do CBH Paranaíba-DF, Alba Evangelista Ramos, explicou o trabalho dos comitês de bacias na preservação dos recursos hídricos e criticou a negligencia do poder público na preservação das nascentes , sugerindo ao deputado distrital, Fábio Felix, e ao promotor de justiça, Roberto Carlos Batista cobrar da Caesb relatório sobre a situação das Áreas de Proteção de Nascentes (APM) do Distrito Federal. Ela explicou que está em curso um processo de desativação das APMs e alertou que o DF não pode se dar ao luxo de prescindir dessas áreas.

O seminário tratou ainda de outros dois pontos importantes: a defesa da Serrinha do Paranoá pela organização social e a proposta de uma regularização que integre áreas rurais com urbanas, continuum rural-urbano, numa relação que aproxima e integra esses dois polos.