A escola Parque da Natureza e Esportes do Núcleo Bandeirantes recebeu, nesta quinta-feira (24) a 6ª Reunião do Grupo de Educação Ambiental do CBH Paranaíba-DF. Logo no início das atividades, os presentes aprovaram a síntese dos trabalhos da 5ª reunião, e levantaram temas para composição do plano de trabalho para 2025. Entre as sugestões, a elaboração de projeto ambiental para aplicação em escolas públicas do Distrito Federal, buscando trabalhar questões relacionadas à água e gênero, preservação de mananciais, recursos hídricos e bem estar. Membros sugeriram os projetos de educação ambiental da Oca do Sol e Unipaz como inspiração para GTEA.
A representante da Caesb, Ercília Ramos, afirmou que a companhia possui projetos de educação ambiental em várias comunidades próximas às bacias, como o da ETA Paranoá, que atua na formação de professores e educadores. O Plano foi aprovado e as propostas levantadas serão trabalhadas na próxima reunião do GTEA, prevista para o segundo semestre.
Relatoria
O representante da Oca do Sol no grupo, Rodrigo Werneck foi eleito relator do GTEA, substituindo Ercília Ramos, da Caesb, que havia encaminhado pedido solicitando a substituição.
Palestra
Dentro da proposta de trazer projetos modelo de educação ambiental em escolas, o GTEA recebeu o professor de Ciências Naturais e Biologia, Leonardo Teruyuki Hatano, para falar das iniciativas que vem desenvolvendo ao longo dos anos no CED Agrourbano Ipê, do Núcleo Bandeirante, no qual fazia parte.
O professor elaborou uma metodologia de projetos para estruturar as atividades propostas na escola, onde conseguiu envolver os alunos, professores e as famílias em ações de sustentabilidade e meio ambiente. Entre as atividades realizadas estão a implantação do reúso da água da chuva, construções de taques para coleta da água e criação de peixes, do filtro de água, da sala ecológica com técnicas de adobe, da sinalização da ARIE, além do sistema de agrofloresta, desenvolvidos dentro do espaço escolar em parceria com entidades públicas, sociedade civil, como Adasa, Emater, UDF, Unipaz, Brasília Ambiental.
Focados na conexão com a realidade dos estudantes e da escola, os projetos também trabalham a conscientização, mobilização e engajamento, se tornaram importantes ferramentas pedagógicas que vem auxiliando os professores e alunos com os conteúdos programáticos.
As inciativas transformadoras e de impacto socioambiental renderam ao professor Hatano premiações dentro e fora do país. Em 2025 ele passou a compor a equipe da Escola Parque da Natureza e esportes do Núcleo Bandeirantes, onde já planeja ações de monitoramento e acompanhamento da qualidade da água do córrego Vicente Pires, que corta a escola.
Ao final da apresentação, o coordenador do GTEA, Demétrios Christofidis, reafirmou o interesse do grupo em participar e auxiliar nos projetos de educação ambiental nas escolas públicas do Distrito Federal. Ele também sugeriu que o professor faça apresentação dos projetos durante a reunião plenária do CBH Paranaíba-DF.
A representante da Caesb se colocou a disposição da escola para auxiliar no levantamento de informações e dados do córrego.
Ao final da reunião os membros foram até o local por onde o córrego Vicente Pires passa na área da escola.