A Promotoria de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema) do Distrito Federal e Goiás promoveram, nesta terça-feira (24), reunião para traçar estratégias conjuntas com órgãos públicos e entidades civis, para a proteção da bacia hidrográfica Ribeirão Santa Maria. Entre as propostas, a introdução do projeto Ser Natureza, já implantado em Goiás, que promove soluções voltadas à proteção da vegetação, dos cursos d’água, das nascentes e dos mananciais de abastecimento público. A iniciativa reúne Ministério Público e sociedade afim de priorizar demandas coletivas, por meio de conversas e parcerias em prol da proteção ambiental.
Na ocasião, os presentes na reunião foram divididos em cinco eixos de trabalho para debaterem questões sobre regularização fundiária, , uso do solo, saneamento básico, educação ambiental e recuperação de áreas degradadas na região do Ribeirão Santa Maria.
O secretário-geral do CBH Paranaíba-DF, Carlo Renan Cáceres Brites, ressaltou a importância da reunião para identificar questões ambientais na região, propor soluções e mobilizar os órgãos a se responsabilizarem para as ações necessárias.
A bacia é considerada essencial para a segurança hídrica local, conservação do solo, controle de enchentes e integridade ecológica regional. O município do Novo Gama, por exemplo, utiliza água do Ribeirão Santa Maria para abastecimento da região, enquanto as nascentes se encontram no DF.
A próxima reunião deverá ser realizada em agosto, onde as instituições presentes deverão levar informações e diagnósticos sobre os assuntos levantados.