Loading...
Rio Maranhão

Notícias GT discute encaminhamentos para subsidiar trabalhos da CPI do Melchior

A 13ª reunião do GT Melchior se reuniu nesta terça-feira (29) para debater e levantar pontos relevantes para subsidiar as ações da CPI do Melchior, realizada pela Cãmara Legislativa do Distrito Federal.

O coordenador do trabalhos, Ricardo Minotti elencou algumas ações realizadas pelo GT desde 2023, quando foi instalado no âmbito do CBH Paranaíba-DF.

Ao longo da reunião, o grupo foi discutindo e construindo o documento com o entendimento de que mesmo sendo um rio de classe 4, é preciso assegurar que os usos sejam regulados e fiscalizados com investimentos para a melhoria da bacia.

Durante a reunião foi também reforçada a necessidade de ações de educação ambiental na bacia e de integração de políticas públicas relativas a questão hídrica.

A CPI do Melchior  tem a finalidade de investigar a origem da poluição do Rio Melchior e a possível omissão dos órgãos responsáveis pela fiscalização.

O secretário geral do CBH Paranaíba-DF, Carlo Renan  Cáceres Brites lembrou que o comitê precisa discutir e priorizar a elaboração de projetos para investir os recursos da cobrança, a partir de demandas reais da população das bacias.

A retomada da cobrança pelo uso da água deve ocorrer a partir do dia 15 de agosto, conforme destacou a presidente do comitê, Alba Evangelista Ramos.

Síntese

Dentro do processo formal da reunião, foi aprovada a síntese da 12ª reunião do GT Melchior.