Loading...
Rio Maranhão

Notícias GTEA elege nova coordenadora

“Educação ambiental é todo dia”. Com essa frase, a nova coordenadora do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental do CBH Paranaíba-DF, Carmen Correia, define a importância da construção diária de hábitos e ações para interiorizar mudanças efetivas.

A nova coordenadora foi eleita durante a 7ª Reunião do GTEA, nesta terça-feira (23), que também debateu ações futuras para o grupo.

O professor Demetrios, que conduziu os trabalhos do GTEA anteriormente agradeceu pela oportunidade em participar da coordenação e a todos que contribuíram com o trabalho.

A presidente do CBH Paranaíba-DF, Alba Evangelista Ramos, conduziu a reunião e repassou algumas ações em andamento no âmbito do comitê que o GTEA poderia participar e contribuir, como o Plano de Integração da Bacia do Rio Paranaíba (PIRH), que em breve irá debater e construir o seu plano de ação e investimentos. A ideia é que sejam propostas ações de Educação Ambiental que dialoguem com toda a bacia, de forma complementar e integrada.

Outra sugestão, foi a retomada do projeto elaborado pelo Instituto Oca do Sol, de monitoramento participativo das nascentes, para readequação aos padrões do CBH Paranaíba Interestadual, que possui recursos para atividades de educação ambiental nas bacias que a compõe.

O secretário-geral do CBH, Carlo Renan Cáceres Brites, destacou que o projeto produtor de águas tem muitas interfaces com educação ambiental e que os programas de educação ambiental da Caesb também poderiam servir de inspiração e parceria para atividades do GTEA.

Ele lembrou também que o GT Melchior tem demandado uma parceria com o GTEA para a construção de projetos na bacia junto à comunidade.

Integração

Durante a reunião, foi sugerido que o grupo consiga reunir as iniciativas de educação ambiental já realizadas tanto pelos órgãos do poder público, quanto no âmbito de outras instâncias, como forma de unir e concentrar esforços conjuntos.

Informes

A presidente destacou a importância das capacitações para atingir metas do Progestão e acessar os recursos disponíveis aos comitês. Priorizar a elaboração de projetos de educação ambiental e comunicação para uso dos recursos da cobrança também foi destacado pelo secretário-geral.

Os comitês do DF devem fechar a programação do Encontro de Integração dos Comitês de Bacias Distritais, já agendado para o dia 28 de novembro, e as contribuições podem ser encaminhadas à diretoria.

Encaminhamentos

Convidar o Instituto Brasília Ambiental e a Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal para uma apresentação dos seus projetos de educação ambiental no DF, com foco também nos assuntos que vem sendo tratados no âmbito da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Distrito Federal – CIEA/DF.