Na última reunião de 2024, a Câmara Técnica submeteu a seus membros, documentos para validação e encaminhamento posterior à plenária do CBH Paranaíba-DF.
O coordenador dos trabalhos, Mauro Felizatto, informou que a Adasa solicitou saída do GT Melchior, devido às dificuldades de participação e acompanhamento das pautas. Ele questionou a saída e reforçou a importância da presença da agência nos debates sobre recursos hídricos no DF. Ainda sobre o GT Melchior, a Câmara Técnica aprovou a prorrogação dos trabalhos do grupo, por tempo indeterminado, e a entrada da Rede Cidadã de Taguatinga como membro efetivo do GT.
A CT também aprovou a síntese da última reunião e a minuta de ofício do GTEA, com ressalvas, sobre o Plano de Educação Ambiental na área do rio Melchior. A representante da Caesb, Lígia Gurgel, sugeriu que o ofício seja encaminhado à diretoria e superintendência de recursos hídricos, pois a área operacional não trata de temas ligados à política ambiental, o que foi também pontuado pelo coordenador da CT.
PGIRH e PIRH
O coordenador informou que foi criado um grupo de trabalho no âmbito do CRH-DF para analisar os documentos do Plano de Gestão Integrado de Recursos Hídricos do Distrito Federal (PGIRH) e que a consulta pública para recebimento de contribuições sobre o subproduto 1.C finaliza no dia 23 de outubro. Segundo ele, o GT está analisando os prognósticos e deverá pedir esclarecimentos, já que alguns números apresentados pela empresa contratada para elaboração da atualização do PGIRH não estão de acordo com os dados da Adasa e Caesb estão desencontrados.
A respeito do PIRH do Paranaíba Interestadual, foi informado durante a reunião, os membros do CBH fazem que farão parte da comissão de acompanhamento da revisão e: Alba Evangelista Ramos (TWRA); Carlo Renan Cáceres de Brites (Caesb), Mauro Felizatto (Abes), Rodrigo Oliveira Werneck (Instituto Oca do Sol) e Demétrius Christofidis (usuário). Também foi comentado da importância da CT em acompanhar as ações previstas no PRH do Paranaíba-DF, na qual faz parte das atividades previstas da CT, nesse sentido foi sugerida a elaboração de uma planilha para verificação dessas entregas do CBH.
Ao final foi solicitado que os membros encaminhem ao e-mail do comitê, sugestões de pautas para compor o Plano de Trabalho de 2025. A representante do Brasília Ambiental, Renata Mongin, propôs a temática “drenagem urbana” para ser debatida pela CT. Os documentos aprovados pela Câmara Técnica agora seguem para validação da plenária do CBH Paranaíba-DF, que se realiza sua última reunião de 2024 no dia 31 de outubro, às 14h, no auditório da Adasa.