A 58º Reunião Extraordinária do CBH Paranaíba-DF analisou e aprovou projeto de educação ambiental, apresentado pela Fundação Oca do Sol, para ações na bacia do Paranaíba no Distrito Federal.
Chamado Nascente vivas no DF, o projeto deseja fomentar a preservação e defesa das águas, por meio da sensibilização, capacitação e mobilização de cidadãos para o reconhecimento, mapeamento, descrição e preservação das nascentes. O representante da Oca do Sol na reunião, Rodrigo Werneck, apresentou o projeto, destacando pontos de aderência ao Plano de Recursos Hídricos, além dos objetivos, metas e resultados esperados.
A presidente do CBH Paranaíba-DF, Alba Evangelista Ramos, explicou que os recursos serão oriundos da cobrança pelo uso da água, já implantado na porção federal da bacia do rio Paranaíba. Com a aprovação, o projeto deve seguir para análise do CBH Paranaíba Federal, que detêm os recursos.
Ainda na reunião foram repassadas breves informações sobre as atualizações referentes ao Plano de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos do Distrito Federal (PGIRH/DF) e a revisão do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paranaíba. O secretário-geral do comitê, Carlo Renan Cáceres Brites, reforçou a importância da participação dos membros do CBH e da população na construção desses documentos, de forma a levar as demandas, críticas e sugestões às reuniões participativas.
Incêndios
Os incêndios florestais no período da seca é tema conhecido pela população, mas em 2024 houve um aumento no número de focos trazendo problemas para a população dos locais do DF. Vários membros do CBH Paranaíba-DF relataram problemas em diversas regiões que vem sendo penalizadas pela seca, calor e queimadas. A presidente sugeriu que ações de prevenção e capacitação de incêndios florestais sejam iniciadas em 2025, antes do período mais cedo.
Encaminhamentos
O presidente da Associação de Usuários do Canal de abastecimento de Água do Núcleo Rural Santos Dumont, David Camacho, relatou que a região próxima ao córrego Capão Grande possui vazamento em um dos diques de contenção de barragem acarretando perda de água. O representante da Caesb e da Abes no comitê, Carlo Renan e Mauro Felizatto respectivamente, se disponibilizaram a participar de uma visita técnica até o local no trecho do canal Santos Dumont que está com o vazamento.
Ao final a presidente do Comitê comentou sobre os próximos encontros do CBH – CT, GT e Plenária, além do ERCOB. A próxima Reunião Ordinária está marcada para o dia 31 de outubro.