O CBH Paranaíba-DF, juntamente com uma equipe intersetorial participou, no dia 25 de agosto, de visita técnica do Grupo de Acompanhamento do Lago Paranoá.
O grupo realizou o monitoramento e inspeção na região, além de para avaliação do comportamento dos níveis da água, com o objetivo de adoção de medidas para a garantia da qualidade da água e dos usos múltiplos do lago Paranoá.
A presidente do CBH Paranaíba, Alba Evangelista, comentou sobre a importância do Grupo de Trabalho: “O grupo de acompanhamento das cotas nasceu no comitê de bacia, lá em 2010. Posteriormente, foi transferido pra Adasa. Então, a Adasa hoje é que coordena esse grupo. O objetivo do grupo é exatamente juntar os usuários, no caso, especialmente, a CEB Geração, a Caesb, e pactuar a curva de referência do lago durante o ano todo. Então, o que esse grupo faz é estabelecer as cotas diárias para o ano todo e que tem que ser cumprida pela CEB, que é quem tem, vamos dizer assim, quem regula o nível do lago através do manejo das comportas, se abre para deixar passar mais água ou se fecha durante o período seco. Esse controle também garante os outros usos, não só a diluição, como também a captação, a navegação. Então, esse trabalho do grupo de acompanhamento é esse, de estabelecer as cotas diárias do nível do Lago Paranoá, as cotas altimétricas do Lago Paranoá, para cada dia do ano. Então, ele se reúne normalmente de setembro em diante e sai uma nova resolução todo ano da Adasa com esses níveis pactuados nessa reunião. Ele é um orientador para as ações que a CEB e a Caesb, principalmente, que são os principais usuários, desenvolvem no lago, como por exemplo, algum problema nas turbinas da hidrelétrica, da PCH, pode ocasionar problema na vazão remanescente. E como a Caesb está a jusante da barragem, faltando água, pode ter problema de diluição dos esgotos e isso altera a qualidade da água, que pode ocasionar mortalidade da fauna e da flora também. Já houve episódios no passado em que um defeito desse ocasionou a mortalidade de peixes na área da ETE Paranoá, que fica a jusante da barragem, então ele orienta também as ações de fiscalização e as ações de remediação.”