Loading...
Rio Maranhão

Notícias CBH Paranaíba-DF realiza 56ª Reunião Extraordinária

Com muitos informes, comunicados, debates e posse, o CBH Paranaíba-DF realizou sua 56ª Reunião Extraordinária na tarde de terça-feira 26 de março.

A presidente do comitê, Alba Evangelista Ramos, iniciou os trabalhos agradecendo o apoio da Adasa nas atividades do Comitê e comunicando os próximos eventos a serem realizados pelo CBH:

- No dia 23 de abril será realizada uma visita de campo na Bacia do Rio São Marcos. A atividade está sendo organizada pelo CBH Preto-DF e deve contar com a participação de integrantes do CBH Maranhão-DF e CBH Paranaíba-DF, para conhecer as nascentes e particularidades da região;

- E no dia 9 de maio, o Grupo de Educação Ambiental do CBH Maranhão-DF está organizando um passeio pela região, com trilha ecológica, palestra e visita à nascente do rio Taquari.

Os interessados em participar das atividades devem entrar em contato com o Comitê para mais detalhes.

Câmara Técnica

A plenária aprovou, por unanimidade, o Plano de Trabalho e Agenda Anual da Câmara Técnica para o ano de 2024. O coordenador dos trabalhos, Mauro Felizatto, lembrou que a CT ainda irá elaborar documento para formalizar pedido ao CBH Paranaíba Federal, para financiamento de termo de referência para estudo sobre a situação das águas do Rio Melchior.

Com relação ao GT Sobradinho, será solicitado ao Ibram que faça uma apresentação para informar a situação do grupo e as conclusões dos trabalhos.

PIRH

O CBH Paranaíba (Federal) iniciou a revisão do seu Plano Integrado de Recursos Hídricos, e os afluentes foram convidados para participar desse processo. Por isso, o CBH Paranaíba-DF encaminhou à plenária dois ofícios referentes ao PIRH da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba. O primeiro, referente à seleção de uma equipe avaliadora que será responsável por analisar os produtos e o segundo nomeando membros para participar da capacitação para atuar no PIRH, na qual foi também elaborada a Deliberação ad referendum para encaminhamento dos membros participantes desta comissão, aprovada por todos em plenária.

Participações

Membros do CBH participaram da Audiência Pública sobre o Centro Metropolitano de Taguatinga. Também foi comunicado sobre o Seminário ARIE-JK. Em ambos, foi debatido a necessidade de o Distrito Federal elaborar projetos e ações que dialoguem com os recursos hídricos.

A presidente sugeriu a elaboração de material informativo, atualizado e com dados sobre as bacias, para que outros membros também possam participar de eventos representando o comitê.

Posse

Três novos membros tomaram posse durante a reunião, para os cargos de suplência: Fundação Pró-Natureza (Funatura), Rede Cidadã da Taguatinga e Companhia Energética de Brasília (CEB).

Palestras

Com o foco de trazer debates e assuntos relevantes aos membros do comitê, foram realizadas duas palestras durante a Reunião Extraordinária. Uma referente ao Plano Integrado de Recursos Hídricos, apresentado por Kamila Santos, analista da Abha, onde ela explicou os aspectos legais e objetivos dos planos de ação. E outra apresentação para explicar parte dos trabalhos realizados durante a vigência do GT PSA, pelo seu antigo coordenador, Lauro do Santos.

Produtor de Água do Descoberto

A vice-presidente do CBH Paranaíba-DF extensionista da Emater, Anne Caroline Lobo Borges fez um breve relato sobre o Projeto Produtor de Água do Descoberto, lançado no dia 22 de março. O projeto é direcionado aos(às) produtores(as) rurais de Brazlândia (DF) e de Águas Lindas de Goiás. A proposta é trabalhar, além de ações de conservação do solo, cuidados para a recuperação dos recursos hídricos na bacia.