Loading...
Rio Maranhão

Notícias Câmara técnica aprova planos e agendas de trabalho dos GTs do CBH Paranaíba-DF

A terceira reunião da Câmara Técnica do CBH Paranaíba-DF debateu e aprovou os planos de trabalho e agendas para 2024 do GT Melchior e GTEA. O coordenador da CT, Mauro Felizatto lembrou que os grupos ainda poderão fazer ajustes aos planos antes de enviarem para a plenária do comitê aprovar. Foi aprovada também a síntese da última reunião da CT.

Representante da Oca do Sol, Rodrigo Werneck, informou que a ANA elencou alguns projetos de educação ambiental já implantados e com bons resultados, que poderiam servir de inspiração para o GTEA. A lista está no site da agência e inclui iniciativas do Distrito Federal.

Dentro da proposta de requalificação dos temas, enriquecimento do debate e análise de boas práticas, o coordenador do GTEA, Demetrios Cristofidis explicou que o grupo pretende convidar especialistas para capacitar tanto alunos quanto professores para atuarem nas bacias. O representante da Caesb, Carlo Renan Brites ressaltou a necessidade de priorizar as bacias do rio Melchior, Alagado, Sobradinho e Descoberto, que tem sido bastante debatidas dentro do comitê.

Os presentes na reunião reforçaram a necessidade de delimitar o público-alvo das iniciativas e priorizar ações nas escolas públicas.

Foi ainda votado na reunião a interrupção temporária dos trabalhos do GT PSA que teve a sugestão de ser GT PSE, até que a Câmara Técnica obtenha mais informações sobre o grupo.

Com relação ao GT Sobradinho, foi solicitado ao Ibram o estudo elaborado sobre a área e sugerido que seja feita uma apresentação deste estudo para que assim a CT verifique a respeito do estudo e se atenderá ao que se propõe o GT para definir as próximas etapas dos trabalhos.

Sobre o GT Melchior, o coordenador da CT lembrou que é preciso elaborar documento ao CBH Paranaíba Federal, para verificar a possibilidade da empresa responsável pela elaboração da dos estudos do Plano Integrado de Recursos Hídricos (PIRH) do rio Paranaíba e seus afluentes, fazer também um detalhamento da região do rio Melchior, um dos afluentes do Paranaíba.

Palestra A presidente do CBH Paranaíba-DF, Alba Evangelista Ramos, convocou os presentes a colaborarem na construção de fundamentos para a elaboração de uma palestra, no Ministério Público, da qual irá participar como representante do CBH. O tema está relacionado a mudanças climáticas e abastecimento de água. O evento está marcado para o dia 7 de Maio.

PGIRH Carlo Renan Brites destacou a importância do comitê participar da consulta aberta pela Adasa para colher informações para a revisão e atualização do Plano de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos do Distrito Federal – PGIRH/DF. Os membros do comitê se comprometeram a criar um arquivo a fim de colher contribuições para o Plano. As sugestões poderão ser enviadas até o dia 29 de abril, considerando que as contribuições devem ser encaminhadas até às 18h do dia 30 de abril, conforme informações presentes no site da Adasa: https://www.adasa.df.gov.br/area-de-imprensa/noticias/area-de-imprensa/noticias/2453-consulta-publica-discute-estudos-de-atualizacao-do-plano-de-gerenciamento-integrado-de-recursos-hidricos-do-df