Dentro da proposta de trazer exemplos de boas práticas na área de educação ambiental, o GTEA do CBH Paranaíba-DF, convidou dois palestrantes para falar do projeto o que está sendo desenvolvido e planejado no Ribeirão Sobradinho, por meio do Rotary Club Internacional. Os especialistas em recursos hídricos e educação ambiental, Maria do Carmo Zinato e Alberto Palombo, explicaram como funciona a atuação do Rotary Club em projetos de educação ambiental e os financiamentos, com foco em atividades que possam promover mudanças duradouras, com formação de rede e fortalecimento da comunidade local.
Segundo Zinato, o Rotary é uma entidade com bastante atuação social dentro de sete áreas de enfoque, entre elas, educação, meio ambiente e saneamento básico, todas alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além disso, ela lembrou que a entidade possui grupos atuantes e bem conectados à vários setores sociais.
O projeto proposto pelos especialistas seria desenvolvido num prazo de dois anos, sendo o primeiro de levantamento e diagnóstico e posteriormente a implementação, monitoramento e avaliação. Algumas ações de levantamento já foram iniciadas em 2024 e a proposta é intensifica-las com novas parcerias.
Palombo lembrou que a sociedade, os comitês de bacias e grupos técnicos podem trabalhar no caminho de estabelecer propostas mais equitativas e sustentáveis, buscando atuar na educação para a formação de uma população consciente. A presidente do CBH Paranaíba-DF, Alba Evangelista Ramos, explicou algumas características da região de Sobradinho, como a preocupante intensificação da urbanização e reforçou a importância de iniciativas de conscientização para que a população possa exercer um papel importante no debate de forma atuante e responsável.
Comunicação
No início da reunião, o coordenador do GTEA, professor Demetrios Christofidis, contou um pouco sobre sua participação na Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, que reuniu jovens de todo país para ações de educação ambiental e mobilização social, reforçando a necessidade de iniciativas capazes de potencializar e empoderar o público infantojuvenil.
A presidente do CBH Paranaíba-DF, sugeriu que seja adicionada ao Plano de Trabalho do GTEA, a elaboração de projeto Guardiões das Nascentes, para aplicação no Lago Oeste e Ribeirão Sobradinho. O projeto prevê capacitação, aquisição de material como GPS, kits de análise de qualidade da água para atuação do projeto, que seria implementado em 2025. A incorporação foi aprovada pelo membros na reunião.
Durante a reunião também foi dada boas vindas aos novos integrantes do GTEA, Carmem Regina Mendes Araújo e Rodrigo Diana Navarro, ambos da TWRA, como titular e suplente, respectivamente, e o professor Reinaldo Miranda Filho, titular pela UnB.
Dentre as pautas da reunião, a síntese da 2ª Reunião do GTEA foi aprovada pela maioria dos membros presentes. A data das próximas reuniões ficaram assim definidas: 13 de agosto às 9h30 10 de outubro às 14h Locais a definir.