Os membros da Câmara Técnica de Integração (CTI) do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba) elogiaram a dimensão social de duas iniciativas concretizadas com os recursos da cobrança pelo uso da água: o projeto “Revitalização Canal Santos Dumont”, na Bacia do Ribeirão Pipiripau, e o projeto “Reservação de Água em Pequenos Reservatórios Revestidos”, na Bacia do Alto Descoberto, ambos no Distrito Federal. A presidente, Alba Evangelista e a vice-presidente, Anne Caroline Borges, do CBH Paranaíba-DF também participaram da visita.
A atividade, realizada na tarde do dia 18 de outubro, possibilitou aos presentes conhecer de perto as ações que proporcionaram disponibilidade hídrica e qualidade de vida a dezenas de famílias rurais. A revitalização do Canal Santos Dumont, por exemplo, possibilitou que os agricultores das regiões administrativas de Planaltina e Sobradinho aumentassem a produção de hortaliças, frutas e legumes, gerando renda e segurança alimentar. Inaugurada em setembro de 2020, a obra exigiu o aporte de R$ 1.850.000,00, executada por empresa contratada pela Abha Gestão de Águas, responsável pelo gerenciamento do projeto.
Já o projeto “Reservação de Água em Pequenos Reservatórios Revestidos” na Bacia do Alto Descoberto foi contemplado com investimentos de R$ 361.260,00 para armazenar a água da chuva e utilizá-la na irrigação em propriedades rurais.
Na oportunidade, os membros da CTI também receberam informações sobre o programa “Produtor de Água do Ribeirão Pipiripau”, financiado pelo governo federal e gerenciado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), cujo foco é o estímulo ao Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).
As visitas fazem parte da estratégia de promover reuniões itinerantes entre os membros da CTI, de modo a ampliar o conhecimento sobre a região abrangida pela Bacia do Rio Paranaíba, verificar as ações implementadas pelo Comitê e, principalmente, constatar na prática os benefícios proporcionados por essas ações. Esta visita foi realizada com o apoio da Associação de Usuários de Água do Canal de Abastecimento do Núcleo Rural Santos Dumont (Aucasdu), da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa).
Fonte: Assessoria de Comunicação do CBH Paranaíba.