Loading...
Rio Maranhão

Notícias Ministério Público de Contas debate com sociedade civil e comitê de bacia projetos para a Serrinha do Paranoá

Uma comissão integrada pela presidente do CBH Paranaíba-DF, Alba Evangelista Ramos, a presidente da Preserva Serrinha, Lúcia Mendes, pelos professores da UnB José Vicente Bernardi, Benny Schvarsberg, Alexandre Bernardino e pelo prefeito do Lago Norte, Antônio Matoso, se reuniram, nesta terça-feira (3), com a Procuradora Cláudia Fernanda de Oliveira Pereira do Ministério Público de Contas do TCDF para discutir sobre os projetos do Governo do Distrito Federal para a Serrinha do Paranoá.

Na ocasião, foi apresentado, pelo professor José Vicente, um estudo sobre geologia, hidrogeologia e sequestro de carbono para a região. Segundo o documento, a geologia da região revelou que a área da Serrinha do Paranoá além de realizar importante sequestro de Carbono, é uma região produtora de água, devido às características geológicas específicas. Revelou também que a ocupação das áreas planas ou suave onduladas contribuirá para a redução da vazão dos córregos da região.

A Serrinha do Paranoá contribui com 37% da vazão do Ribeirão do Torto e esse, com 40% do Lago Paranoá. Este fato compromete a disponibilidade de água do Lago Paranoá que hoje é também, um manancial de abastecimento público, onde a CAESB retira 700 l/s, com planos de aumentar a captação para 1.350 l/s. A procuradora sugeriu, como encaminhamento, a realização de uma auditoria sobre o Cerrado, que identifique os problemas e oriente as avaliações a respeito dos projetos a serem implantados no DF.