O CBH Paranaíba-DF foi um dos convidados para participar da reunião de acompanhamento da Ação Civil Pública que resultou na desocupação da orla do Lago Paranoá, que ocorreu no dia 22 de junho. O convide partiu da promotora da 4ª Prodema/MPDFT, após assistir ao seminário “Lago Paranoá em debate”, promovido pelo comitê e a ABES-DF, em maio.
Buscando somar experiências, a reunião convidou a presidente do CBH Paranaíba-DF, Alba Evangelista Ramos e o professor da UnB, Sérgio Koide para auxiliar no estabelecimento da metodologia de monitoramento das ações demandas no acordo estabelecido entre o GDF e o MPDFT.
A proposta é acompanhar as ações pactuadas em 2017, visando a recomposição da APP do Lago, assim como o reflorestamento, fiscalização de irregularidades da orla, como desocupação/reocupação, lançamentos clandestinos, ocupações irregulares, entre outros.
Ao final, foi solicitado ao Brasília Ambiental e a Sema-DF que apresentem um balanço das ações relacionadas aos temas debatidos e à Adasa e Caesb que enviem representantes para as próximas reuniões.
Além do CBH Paranaíba-DF e do MPDFT, estiveram presentes na reunião representantes Sema-DF, Brasília Ambiental, UnB, DF Legal, Seduh.
