A presidente do CBH Paranaíba-DF, Alba Evangelista Ramos, marcou presença em evento que apresentou resultados sobre o diagnóstico do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot). O encontro juntou duas organizações atuantes no processo de revisão do PDOT: o Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI), formado por técnicos do Governo do Distrito Federal; e os membros do Comitê de Gestão Participativa (CGP), que são representantes da sociedade civil organizada e do GDF.
Na ocasião, a presidente defendeu que o documento contemple o plano de bacia do Rio Paranaíba-DF e a revisão do Plano de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos do Distrito Federal – PGIRH. Ela destacou ainda a importância de proteção das áreas de mananciais e recarga de aquíferos, que são áreas produtoras de água e o isolamento das unidades de conservação, cada vez mais ameaçadas.
Outras duas questões foram pontuadas durante sua fala: a necessidade dos planejamentos observarem o mapa de vegetação do Distrito Federal, que mostra os tipos de vegetação raras, que se desmatadas serão extintas, e o avanço na regularização das áreas rurais-urbanas integradas.
O trabalho de organização das informações referentes a participação popular e a internalização do PDOT foram elogiados pela presidente.
Mais informações sobre a agenda, as diretrizes e políticas que orientam o desenvolvimento urbano da região no site da Seduh.