Entre comunicados e encaminhamentos, o Grupo de Trabalho do Rio Melchior realizou, nesta quarta-feira (1) a 14ª reunião do GT. Logo no início dos trabalhos, o relator do GT, Hilton Santos, da Novacap, informou que a companhia recebeu demanda oriunda da região de Ceilândia e Taguatinga, sobre problemas de drenagem, com águas de escoamento superficial invadindo as casas. Em vista desse problema, a Novacap irá realizar obra de drenagem urbana numa área de 2700 hectares na região. Além da melhoria do escoamento da água, a obra deverá melhorar a entrada de águas pluviais na rede de esgoto da Caesb. Os membros aproveitaram para tirar dúvidas sobre ações da Novacap na região da Bacia do Rio Melchior.
Durante a reunião, a comunidade denunciou problemas de invasões de áreas impróprias para moradia e supressão de vegetação em área de nascente. Os representantes do poder público presentes na reunião se comprometeram a verificar e dar os encaminhamentos necessários às demandas a partir da formalização dessas denúncias.

Encaminhamentos e aprovação
A reunião finalizou a leitura e debate dos 14 encaminhamentos propostos pelo grupo para a CPI do Melchior. A comissão da Câmara Distrital investiga responsabilidades pela poluição do rio, situado entre as regiões administrativas de Samambaia, Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol.
Os encaminhamentos são contribuições do GT para a CPI, a partir das discussões realizadas desde o início dos trabalhos do grupo, em 2023. Para a próxima reunião, o GT convida a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) e a JBS/ Seara Alimentos para apresentação e diálogo sobre os sistemas de gestão ambiental da indústrias na bacia do rio Melchior.
O grupo também provou a síntese da 13ª reunião do GT.
A supervisora da ABHA, Karine Campos informou que em breve será encaminhado aos membros do CBH o convite da oficina de integração do CBH Paranaíba-DF, realizada pela ANA, no dia 14 de outubro na sede da Agência em Brasília.
A próxima reunião do GT está marcada para o dia 4 de dezembro.
