A oitava reunião da Câmara Técnica do CBH Paranaíba-DF analisou e aprovou os encaminhamentos feitos pelo GT Melchior para subsidiarem os debates da CPI do Rio Melchior, na Câmara Legislativa. A reunião ocorreu no dia 16 de outubro, na sala de reuniões da ABHA-DF.
O coordenador dos trabalhos do GT Melchior, Ricardo Minotti, destacou que a elaboração dos encaminhamentos foi uma oportunidade do GT fazer uma balanço das ações do grupo ao longo de quase dois anos de atuação.
Após a leitura dos 14 encaminhamentos, feita pelo coordenador da CT, Marcos Lara, a presidente do CBH Paranaíba-DF, Alba Evangelista Ramos, sugeriu mais um encaminhamento referente ao reúso de água na irrigação. O 15º encaminhamento foi elaborado pelo representante da Oca do Sol, Rodrigo Werneck, um dos autores, juntamente com o engenheiro Mauro Felizatto, do estudo para identificar o potencial de reúso de água na agricultura do Distrito Federal.
Ao final, os 15 encaminhamentos foram aprovados, juntamente com a ata da 7ª reunião da Câmara Técnica.

Aplicação dos recursos da Cobrança
A Adasa apresentou uma minuta do Plano de Aplicação Plurianual dos recursos da cobrança pelo uso da água no Distrito Federal. A prévia alinha as estimativas de arrecadação ao Plano de Bacias do CBH Paranaíba-DF.
A partir do documento, os comitês deverão elaborar um Plano que se alinhe às especificidades de cada bacia e comunidade local.
Informe
Ao final da reunião, a presidente do comitê informou que o Ibama negou o pedido de licença prévia à Usina Termoelétrica Brasília, da empresa Termo Norte Energia LTDA, que seria instalada em Samambaia. A análise identificou riscos ambientais e sociais para a região.
