Loading...
Rio Maranhão

Notícias 34ª RO encerra o ano com debate sobre alternativas para melhorar quantidade e qualidade de água

O CBH Paranaíba-DF realizou, no dia 6 de novembro, a última reunião do colegiado de 2025. Conduzida pela presidente Alba Evangelista Ramos, a reunião  atualizou os membros sobre os temas trabalhados pelo comitê nos últimos meses, como debate sobre o PIRH, integração entre afluentes do CBH Paranaíba e PDOT.

PDOT

O Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF encontra-se em fase de tramitação na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), após ter sido aprovado pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano (Conplan) em julho de 2025.

A presidente relatou que durante as participações nas reuniões, o comitê se empenhou para levar a proposta de criação de novas Áreas de Proteção de Mananciais, como forma de preservar a qualidade e a quantidade de água destinada ao abastecimento público. Foi criado um grupo de trabalho para debater o assunto e ao fim, apenas a criação de duas novas APMs avançaram: APM ESEC-AE e APM Poço D´anta.

Ela informou que alguns deputados distritais estão elaborando emendas coletivas para viabilizar a criação das APMs não inseridas: Bananal, Olaria, Rodeador, Corumbá e Lago Norte.

O representante da Asproeste, Marcos Santarosa demonstrou preocupação com a aprovação do PDOT na forma como está, já que favorece o parcelamento de áreas rurais, comprometendo o desenvolvimento agrário e a conservação ambiental no DF.

Frente às questões levantadas durante a reunião, a presidente ressaltou a importância da mobilização e cobrança de parlamentares, já que o projeto deve ir a votação ainda em 2025.

Educação Ambiental

A coordenadora do Grupo de Educação Ambiental do comitê, Carmen Araújo, informou que foi feito um levantamento a respeito das instituições com cadeira na Comissões Interinstitucionais de Educação Ambiental (CIEA). O colegiado é formado por instituição governamentais e da sociedade civil e têm como atribuição articular o planejamento e a execução das atividades de Educação Ambiental (EA) nos estados, assim como promover a ação coordenada da Educação Ambiental entre as esferas governamentais. A ideia é pleitear uma vaga para os comitês de bacia no colegiado buscando ampliar o papel dos CBHs no debate sobre educação ambiental.

COP 30

O vice presidente do CBH Paranaíba-DF, Maurício Laxe, que encontrava-se em Belém no momento da reunião, fez uma breve participação de forma remota. Ele irá participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, (COP 30), que acontece de 10 a 21 de novembro. Na ocasião, ele lamentou a ausência da agenda azul na centralidade das discussões sobre o enfrentamento das mudanças climáticas na COP e a importância da democratização do debate sobre o clima.

Palestra

O professor e pesquisador da Universidade de Brasília, Henrique Chaves, apresentou um estudo feito em parceria com o CIRAT, onde avalia a viabilidade de implantação de um Projeto Produtor de Água na Bacia do Paranoá.

Atualmente a Bacia do Lago Paranoá sofre um impacto significativo na qualidade e quantidade de água em função, principalmente, da urbanização da região, o que tem acarretado redução da recarga, aumento do escoamento superficial e erosão. O professor destacou ainda que a educação ambiental deverá ser uma importante aliada em todas as etapas do projeto. A professora Vera Catalão também destacou o papel central da educação ambiental no debate sobre recursos hídricos.

O proposta estabelece áreas prioritárias para intervenção, tanto em áreas urbanas, quanto rurais, onde poderiam ser realizados projetos de regeneração/reflorestamento com espécies nativas e  implantação de soluções baseadas na natureza.

Durante a apresentação, os membros propuseram repensar os cálculos relativos aos pagamentos por serviços ambientais. A representante da ABES, Raquel , sugeriu que a proposta seja encaminhada à Câmara Tecnica do CBH para ser debatida e analisada com os membros.

Eicob

No dia 28 de novembro, os três comitês distritais irão se reunir para o VI Encontro de Integração dos Comitês de Bacias, que este ano acontecerá na sede da Asproeste.

A proposta é promover um alinhamento, troca  e cooperação entre os comitês, além de proporcionar um momento de integração entre os membros.

O evento será na Associação de Produtores do Lago Oeste (Asproeste), e a Adasa irá disponibilizar transporte até o local (com saída às 7h30).

Dia 28 de novembro (Sexta-feira) Horário: 8h30 às 16h Local: Asproeste

Os interessados tanto no transporte quanto em participar do encontro deverão confirmar participação por e-mail: cbhparanaibadf@gmail.com

Acesse para inscrição: INSCRIÇÕES

Apreciação

A plenária também aprovou a ata da 62ª Reunião Extraordinária e a minuta de encaminhamento do GT Melchior para a CPI do Melchior com alguns pequenos ajustes.

Foram aprovados também o plano de comunicação e agenda anual para 2026.