Loading...
Rio Maranhão

Notícias 6ª GT Melchior destaca importância de unir os diálogos sobre política ambiental

A 6ª Reunião do Grupo de Trabalho do Rio Melchior iniciou as atividades relembrando os objetivos e metas do GT. O coordenador Ricardo Minotti fez um apanhado das ações já realizadas até o momento, destacando que o principal objetivo do grupo é integrar os diálogos com os vários atores envolvidos na política de recursos hídricos, buscando dar encaminhamento e respostas aos problemas identificados na região.

Como forma de fortalecer o trabalho do grupo, foi sugerido encaminhamento de ofício com resumo das atividades do GT para as Secretarias de Educação, de Governo, à Câmara Legislativa do Distrito Federal, Frente Parlamentar, IFB (Campus Samambaia), ao CBH Paranaíba (Federal), ao Corumbá Concessões, além de verificar as representações da comunidade local, às empresas que fazem lançamentos na região, dos agricultores e das regionais administrativas que abrangem a região do GT. Representante da Casa da Natureza, Ivanete dos Santos, sugeriu que o movimento “Salve ARIE JK, Salve Rio Melchior e não ao empreendimento imobiliário Metropolitano CMT” seja convidado para debates futuros.

Os membros do comitê relataram ainda os desdobramentos da visita de campo, realizada no dia 12 de junho, no ribeirão Taguatinga, para verificação de possível vazamento de esgoto  no rio. Servidores da Caesb e Novacap informaram que melhorias nos canais já foram executados para evitar extravasamento durante o período de chuva.

Educação Ambiental

O representante da diretoria do CBH Paranaíba-DF, Carlo Renan de Brites, reforçou a importância de ações de educação ambiental na bacia do rio Melchior, já que muitos dos problemas relatados pela comunidade são de usos inadequados da rede e dos recursos.

Ele sugeriu ações integradas do GT Melchior com o GTEA do CBH Paranaíba-DF no sentido de promover iniciativas de conscientização na região.

Outros dois informes foram repassados por ele aos presentes: a Novacap assinou contrato de concessão com Adasa para definir responsabilidades acerca das águas pluviais e esgoto no Distrito Federal, e, já foram licitadas as obras para melhoria do polimento no tratamento do esgoto na ETE Melchior. Dos valores orçados para esta obra, R$ 36 milhões serão de recursos oriundos da cobrança pelo uso da água, já implantada no CBH Paranaíba (Federal).

Palestra

O representante da Novacap no GT Melchior, Hilton Moreira, falou sobre sistema de drenagem e gestão das águas pluviais na bacia do rio Melchior.

Ele ressaltou a necessidade de revisão periódica nos planejamentos de drenagem, devido ao adensamento populacional elevado na região e as mudanças no ciclo de chuvas, o que dificultaria a implementação de Soluções Baseadas na Natureza como forma de mitigar os problemas de drenagem na região.

Também foram apontadas obras e ações que já estão sendo executados para melhorar a vazão das águas pluviais, como reservatórios e bacias de contenção.

Ele fez um apelo para que a população formalize as denúncias na ouvidoria da Novacap, para que se possa ter o encaminhamento adequado e o problema solucionado.

Encaminhamento

Além do envio de ofícios aos órgãos citados, também ficou acordado na reunião que será feito convite à Caesb solicitando apresentação sobre histórico do saneamento da região e informações sobre a qualidade da água e da ETE Melchior.

A próxima reunião está marcada para o dia 17 de setembro, na Adasa.