Representantes da sociedade civil, gestores públicos, especialistas se reuniram nos dias 22 e 23 de fevereiro para discutir estratégias de enfrentamento às mudanças climáticas e fortalecimento da governança ambiental no Distrito Federal.
Além dos debates e atividades conjuntas, o evento buscou selecionar as propostas que representarão do DF na etapa nacional da conferência.
Presente no evento, a presidente do CBH Paranaíba-DF, Alba Evangelista Ramos, explicou que a conferência foi estruturada em cinco eixos temáticos: Adaptação e Preparação para Desastres; Transformação Ecológica; Justiça Climática e Governança; Educação Ambiental e Mitigação, grupo esse que participou como delegada.
“Entre as várias propostas da mitigação, selecionamos três principais a serem levadas à nacional. O foco é buscar reduzir a emissão de gás e caminhar para a transição energética”, lembrou.
Ela também destacou a forte presença dos movimentos socioambientais, povos e comunidades tradicionais, importantes para enriquecer o debate e elogiou o retomada das conferências de meio ambiente. A última havia sido em 2013.
Ao final, foram escolhidos 30 conselheiros e 30 suplentes para a 5ª Conferência Nacional, marcada para os dias 6 a 9 de maio.